terça-feira, 29 de março de 2011

TEOREMA DE PITÁGORAS

Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu por volta do ano de 572 a .C. na ilha egéia de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Segundo relato Pitagoras fugiu para Metaponto (sul da Itália) onde morreu, talvez assassinado com idade entre 75 e 85 anos.
 Italia) onde morreu, talvez assassinado com idade entre 75 e 85 anos.                  Por volta do século VI a.C., Pitágoras fundou uma escola mística secreta chamada Escola Pitagórica.
Seu Teorema que recebi seu nome é considerado uma das principais descobertas da Matemática. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. 









Sendo c o comprimento da hipotenusa e a e b os comprimentos dos outros dois lados, o teorema pode ser expresso como a equação:
          c² = a² + b²

O teorema de Pitágoras já teve muitas demonstrações publicadas. Na segunda edição do  livro The Pythagorean Proposition, de Elisha Scott Loomis, por exemplo, coletou e classificou 370 demonstrações diferentes.


Referências Bibliográficas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário