Pitágoras foi um importante matemático e filósofo grego. Nasceu por volta do ano de 572 a .C. na ilha egéia de Samos, na região da Ásia Menor (Magna Grécia). Segundo relato Pitagoras fugiu para Metaponto (sul da Itália) onde morreu, talvez assassinado com idade entre 75 e 85 anos.
Italia) onde morreu, talvez assassinado com idade entre 75 e 85 anos. Por volta do século VI a.C., Pitágoras fundou uma escola mística secreta chamada Escola Pitagórica.
Seu Teorema que recebi seu nome é considerado uma das principais descobertas da Matemática. De acordo com este teorema é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. Desta forma, ele conseguiu provar que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa.
Sendo c o comprimento da hipotenusa e a e b os comprimentos dos outros dois lados, o teorema pode ser expresso como a equação:
c² = a² + b²
O teorema de Pitágoras já teve muitas demonstrações publicadas. Na segunda edição do livro The Pythagorean Proposition, de Elisha Scott Loomis, por exemplo, coletou e classificou 370 demonstrações diferentes.
Referências Bibliográficas:
- http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/teopitago/index.htm
- http://www.brasilescola.com/matematica/teorema-pitagoras.htm
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Rtriangle.svg
- EVES, Howard. Introdução à historia da matemática. Campinas,SP: Editora da UNICMP, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário